Com o passar dos anos, observamos mudanças em nosso corpo, que em geral, tende a ficar cada vez mais fragilizado. Até aí é uma situação normal, que pode ser controlada através de práticas saudáveis, como atividades físicas e boa alimentação. Mas quando acontece o mesmo com a memória, o que deve ser feito?
Segundo estudos da Universidade de Oxford, o caminho é praticamente o mesmo. Todavia, é necessário estímulos mais específicos, como a leitura de livros, a prática da escrita, e até mesmo iniciar um curso ou aprender um novo idioma. Todos esses exemplos ajudam a ativar nossa mente, e previnem doenças que muitos idosos desenvolvem, como o Mal de Alzheimer.
Ou seja, resumidamente devemos praticar atividades físicas e estudar por toda a vida, caso a gente tenha como objetivo uma vida duradoura, e com qualidade. Claro que com a modernidade, temos outras ferramentas que podem ser incluídas, como por exemplo, os jogos eletrônicos. Esses por sua vez, também trabalham a mente e podem ser levados em consideração.
A tecnologia sempre poderá ser nossa aliada, caso seja utilizada de forma saudável e moderada. Infelizmente boa parte dos idosos possuem dificuldades com a tecnologia, mas para a sorte deles, existem diversos cursos gratuitos na internet, onde podem se aperfeiçoar e até trabalhar a mente também.