ter. jul 1st, 2025

Em diversas cidades do país, há políticas públicas voltadas para a população visando melhores acessibilidades à arte. No entanto, visto na prática, as ações não são feitas exatamente como na teoria, pois em algumas capitais como Rio de Janeiro e São Paulo, há museus em que o acesso não é gratuito, e os preços cobrados não são populares, excluindo dessa forma cidadãos de baixa renda.

Quando se fala em educação, os museus de arte estão englobados nesse pensamento. Há um número muito grande de escolas particulares que pelo menos duas vezes ao ano, levam alunos para visitação a museus. Nas escolas públicas, a situação é bem distinta, já que não há o interesse do estado ou do município em investir nesse tipo de visita. Há a necessidade de um transporte para levar os alunos, lanche para a alimentação dos mesmos, e para isso, a escola precisa utilizar a verba pública, que pelo visto, não é separada para este fim.

Existem diversos tipos de ensino, que são denominados ensino formal e informal. O ensino formal é feito na escola, um local formal de educação. O ensino informal é feito em qualquer lugar que não seja a escola, mas que exista alunos em fase de aprendizado, e alguém com algum conhecimento para transferir. Os museus são excelentes espaços informais de educação, e que muito contribuem para o processo de ensino aprendizagem dos estudantes, pois eles podem assimilar o que assistem e visualizam nos museus, com o conteúdo dos livros em sala de aula.

Há uma grande interdisciplinaridade nos museus, ou seja, os alunos podem aprender tópicos de todas as disciplinas escolares. Contudo, as disciplinas de ciências humanas, como história, sociologia, filosofia e geografia, além das artes, ficam em evidência nas relações com o conteúdo dos museus.

Evidentemente, existe uma desigualdade escolar muito exacerbada entre escolas públicas e particulares. Isso ocorre, em grande parte, devido à falta de incentivo do poder público para com a educação pública, e a falta de planejamento e organização escolar. Entretanto, é dever do município e do estado garantir uma educação gratuita e de qualidade para todos os alunos, e diminuir cada vez mais as desigualdades entre alunos de baixa renda em escolas públicas e alunos de classe média das escolas particulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *