Você já se perguntou se entende perfeitamente o funcionamento do seu veículo? A maioria das pessoas que dirigem conhecem pouco, ou quase nada de seu próprio veículo. Isso foi visto em uma pesquisa da faculdade de engenharia mecânica, da FEI-SP, em 2015.
De acordo com a pesquisa, de cada 10 pessoas entrevistadas, apenas 4 diziam saber o suficiente para ter tranquilidade ao dirigir o seu veículo. Saber a velocidade ideal para cada marcha, o consumo de combustível, a quilometragem, e a elétrica do veículo são alguns detalhes importantes para preservar o carro durante mais tempo, mantendo sua eficiência alta.
Há modelos de carros bem diferentes de outros, e isso não só na aparência, como também nas especificidades. Provavelmente, um condutor de um Del Rey teria dificuldades ao dirigir uma Ferrari automática, e vice versa. O ano do veículo, modelo, câmbio, motor, entre outros fatores, podem ser extremamente diferentes de um veículo para outro.
Saber as regras de trânsito também é um diferencial, visto que a maioria das pessoas esquecem muito do que aprenderam em auto escolas. Talvez por isso exista um grande número de acidentes em tantas estradas no país. Acidentes que poderiam ter sido evitados, caso existisse um pouco de conhecimento e cautela por parte dos motoristas.