A explosão dos anos 1990. Os shoppings centers até hoje em dia tomam conta do lazer de milhões de pessoas que vivem em cidades grandes, principalmente as capitais dos estados. Com sua imensa oferta de comércio, é um ótimo espaço para quem deseja comprar, e um ótimo espaço para quem deseja vender. Mas será que perde espaço para lojas virtuais? Será que tem espaço para todos?
O livre mercado está com tudo nos últimos anos, sendo praticamente impossível um empresário não ter concorrências na internet. Além do mais, ainda podemos levar em conta o comércio informal, que há nas ruas das periferias. Mesmo sendo ilegal por conta de diversos fatores, como pirataria e desconhecimento da origem dos produtos, muitas pessoas optam por esse comércio pelo preço, que geralmente é abaixo da média.
Todavia, para o empresário que deseja obter vantagem e aumentar seus ganhos, é de suma importância otimizar a empresa e investir em cursos de capacitação, que são ofertados por diversas plataformas, e que às vezes, os preços beiram a gratuidade. É como se o empresário estivesse procurando um emprego, e para isso, estaria se capacitando. No entanto, o empregador seria ele mesmo, e o empregado também.
Se capacitar para manter um bom relacionamento com clientes, visando um relacionamento não de conquista, mas duradouro, é uma estratégia extremamente visionária e lucrativa. É unir o útil com o agradável, visando uma estabilidade na pior das hipóteses, e uma alta na melhor das hipóteses.
Ser um empresário de sucesso requer muito trabalho e estudo. Se enganam as pessoas que acreditam que pessoas ricas não trabalham ou trabalham pouco. Pessoas ricas trabalham da forma correta, estando sempre com o pensamento além do agora, imaginando cenários aos quais podem acontecer em um futuro próximo, construindo ferramentas que facilitem e que aperfeiçoem o trabalho, e estando perto de pessoas que tem o mesmo pensamento.