De forma positiva, as pessoas atualmente vêm levado uma vida mais saudável, na questão de frequentar academias. Academias de pequeno, médio e grande porte vivem lotadas, especialmente em alguns horários, como no início da manhã e final da noite, de segunda à sábado.
Existem vários objetivos para as pessoas frequentarem academias: ganho de massa muscular, emagrecimento, condicionamento físico e até mesmo fugir do sedentarismo. Este último, é o grande responsável pelo alto número de pessoas acima do peso, e até obesas. A obesidade é uma doença que pode levar à morte de forma indireta, pois desencadeia diversas doenças e complicações na saúde da pessoa, como diabetes, hipertensão, trombose, entre outras doenças.
Estar na academia já é o primeiro passo para uma pessoa buscar uma melhor qualidade de vida. Mas será mesmo que nas grandes academias, as pessoas são bem assessoradas pelos profissionais de Educação Física?
A resposta é não, devido ao alto número de frequentadores e o baixo número de profissionais na academia. Isso pode prejudicar o desempenho da pessoa, e dificulta mais ainda a ela chegar no objetivo esperado.
A melhor forma para evitar esse tipo de contratempo é estudar. Estudar os exercícios e a forma correta de execução; verificar quais são os músculos ativados no movimento do exercício; saber qual a carga ideal para executar tal exercício, bem como a velocidade de execução e outras técnicas que podem ser aplicadas, entre outras práticas.
Pessoas que frequentam academias há bastante tempo tendem a acumular esse tipo de conhecimento, devido ao tempo executando exercícios e tirando dúvidas com professores de Educação Física. Dessa forma, podem ter mais tranquilidade de treinar sem ter a extrema supervisão desses profissionais, embora seja sempre importante a consulta a eles, caso exista dúvida.