O final de ano está se aproximando, e muitas pessoas de várias regiões do país se organizam para uma viagem de fim de ano, especialmente para passar a virada de ano em algum lugar que consideram especial. No entanto, alguns cuidados essas pessoas devem tomar, para evitar possíveis dores de cabeça por conta de algo que infelizmente é frequente em vários lugares: a violência.
No Rio de Janeiro, por exemplo, a violência fica cada vez mais frequente no mês de dezembro. Assaltos e furtos ocorrem com maior frequência, e boa parte das vítimas são os turistas, tanto estrangeiros como brasileiros. Geralmente os turistas são as pessoas que menos tomam cuidado, pois estão deslumbrados com o visual da cidade, tiram muitas fotos, e ignoram totalmente o risco que correm. No Rio de Janeiro, o principal cartão postal da cidade no Reveillon é a praia de Copacabana, conhecida mundialmente, e que infelizmente é o local onde ocorrem diversos furtos, principalmente próximo à meia noite, na virada do ano. Nesse horário, as pessoas pegam os celulares para filmarem a queima de fogos, que de fato é muito bonita, mas os ladrões aproveitam esse momento para se apoderarem dos aparelhos, e saírem correndo no meio da multidão, dificultando a ação da segurança.
Para quem escolher ficar na praia de Copacabana, durante a virada, recomendamos que deixem os aparelhos celulares no hotel, e levem apenas o essencial, como documentos e dinheiro. Coloque na carteira apenas o dinheiro necessário para gastar na noite, pois caso você seja furtado ou assaltado, o prejuízo não será tão grande. Não recomendamos cartões de crédito ou débito, pois no roubo desses itens, é necessário o cancelamento do cartão ou o bloqueio da conta, e isso pode prejudicar os planos para outros dias na cidade.
Estamos falando da cidade do Rio de Janeiro, mas o cuidado também serve para outras cidades, que também ocorrem muitos furtos e assaltos nesse período. Além do Rio de Janeiro, devemos tomar muito cuidado nessas cidades também: Fortaleza, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Manaus, Belém, Brasília e Natal. Nessas cidades, há um aumento significativo de roubo no mês de dezembro, pelo menos de 10 anos pra cá.
Não importa onde você passe o Reveillon, o importante é tomar bastante cuidado com a violência, e aproveitar ao máximo o que resta do ano de 2023. Lembrando sempre que se beber, não dirija. No mais, que o próximo ano seja repleto de realizações, com muita prosperidade, saúde, paz e amor. Precisamos disso durante todos os dias do ano.