
Já não é novidade para ninguém que os idosos estão ocupando mais espaço em academias de ginástica. E que bom por isso, pois segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) os idosos hoje em dia estão vivendo muito mais do que há 40 anos atrás, e isso se deve principalmente por hábitos saudáveis, que por sua vez melhoram a qualidade de vida e a longevidade daqueles que mantém esses hábitos constantes.
No instagram é comum acharmos vídeos curtos (reels) de idosos praticando atividades físicas, e ao analisarmos esses vídeos, percebemos que esses idosos não aparentam ter a idade que dizem ter.
Há um reel muito popular do influenciador fitness Rodrigo Camargo, no qual ele está treinando calistenia com um senhor de 70 anos de idade. No vídeo, aparecem os dois realizando flexões de solo, puxadas na barra fixa e flexões em barras paralelas. Tanto o influenciador como o idoso realizam os exercícios com aparente facilidade, o que prova o condicionamento, força, e o hábito de realizar esses treinos.
O Dr Drauzio Varella, muito conhecido pelos amantes da medicina, também é um exemplo de qualidade de vida. Mesmo em idade avançada, o popular médico realiza corridas, caminhadas e exercícios funcionais na academia que frequenta. Além disso, ele reforça a ideia de que a combinação exercícios físicos e alimentação saudável, é a principal chave para abrir a porta da longevidade. Segundo ele próprio, quanto menos frituras, álcool e gordura uma pessoa ingerir, melhor será sua qualidade de pele e cabelos, e com isso, a pessoa já irá aparentar uma idade menor do que a real.
Frutas e verduras, além de legumes, fazem parte da dieta do médico, que diz seguir uma dieta balanceada desde quando era jovem. No entanto, ele salienta: ” nunca é tarde para começar a ser saudável. Se começar hoje, melhor do que começar amanhã.”

Dr Drauzio Varella, em 2022.
Enquanto muitos céticos não acreditam na veracidade dos fatos, quem acredita ganha uma qualidade de vida acolhedora, além de uma longevidade que qualquer pessoa gostaria. Porém, para isso, são necessários esses hábitos, que diversas pessoas não estão dispostas a ter. O mundo moderno de fato não contribui para termos tempo e disposição, no entanto, ninguém trabalha ou estuda 24h por dia, e para praticar uma atividade física, as vezes 30 minutos já é o suficiente, para a pessoa largar a pior doença do século 21: o sedentarismo. Portanto, comece hoje mesmo a mudar seus hábitos de vida. A vida é muito bem vivida quando somos saudáveis.
