dom. dez 22nd, 2024

O maior comunicador da história do Brasil nos deixou no dia 17/08/2024. No entanto, todo o legado deixado por esse fenômeno permanece, e teremos eternamente excelentes lembranças envolvendo o homem do baú.

Após a sua morte, enquanto o SBT realizava justas homenagens ao seu dono, foram reveladas diversas histórias- até então anônimas- de pessoas que foram ajudadas por Senor Abravanel, porém, essas histórias nunca foram reveladas por Silvio Santos. O ensinamento que ele nos deixa, através desses feitos, é que vale muito mais ajudar as pessoas sem olhar a quem, e ainda mais, sem se vangloriar por isso.

No mundo dos negócios, Silvio Santos também foi uma importante referência, visto seu imenso crescimento econômico desde que iniciou sua carreira como animador de programas.

Silvio Santos nasceu no Rio de Janeiro em 12/12/1930, no bairro da Lapa, região central da cidade. Estudou em escolas públicas e trabalhou como camelô a partir dos 14 anos de idade, vendendo canetas e capas de documentos. Seu objetivo era ajudar a família, que era pobre e judia. Seu pai era grego e sua mãe era turca.

Silvio serviu ao exército aos 18 anos de idade, onde optou por ser paraquedista. No entanto, não seguiu a carreira militar, sendo dispensado no ano seguinte, em 1950. Silvio desde cedo tinha uma voz marcante, e uma boa oratória. Ele se inscreveu para ser locutor da barca Rio- Niterói, onde foi aprovado e começou a trabalhar com sua voz. Ele se destacou bastante durante as viagens, até que resolveu ir para São Paulo, e tentar a sorte (algo que sempre teve) na rádio.

Foram muitas idas e vindas, até Silvio Santos conhecer Manoel da Nóbrega, que lhe deu a oportunidade de crescer mais rapidamente a sua carreira. Silvio criou o programa Baú da felicidade, onde atuou como animador de programas, e mais tarde, ficou conhecido como homem do baú. Daí pra frente sua carreira simplesmente disparou, e o lado empresário de Silvio Santos começou a dar as caras.

Quando Silvio Santos criou a TVS, seu sucesso já alcançava patamares internacionais. A TVS era o canal 4 em São Paulo. Quando o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) foi criado, Silvio Santos já era um homem milionário, e estava em perfeitas condições de concorrer com a Globo, nas programações normais. Seu principal programa, o programa Silvio Santos, sempre batia recordes de audiência, no qual até hoje, apresentado por sua filha Patrícia Abravanel, possui destaque nos horários nobres aos domingos.

Um dos feitos mais nobres de Silvio Santos, com seus funcionários, foi revelado no Troféu Imprensa, pelo jornalista Carlos Nascimento. Enquanto recebia o prêmio, Carlos Nascimento revelou que, no momento em que seu contrato com o SBT estava se encerrando, ele descobriu um câncer, e teria que se afastar das atividades na empresa. Sem o contrato e afastado, Nascimento teria problemas financeiros para cuidar de sua saúde, e seria um momento muito delicado na vida do jornalista. Todavia, Silvio Santos ficou sabendo da situação de seu funcionário, e mandou uma pessoa até a casa de Carlos Nascimento, com um contrato renovado para a sua assinatura. No contrato, estavam escritas informações claras de que o Carlos Nascimento mesmo afastado, continuaria ganhando o seu salário, e que deveria cuidar de sua saúde, até estar em perfeitas condições de voltar ao trabalho. Quando contou isso no programa Troféu Imprensa, Carlos Nascimento se emocionou e agradeceu pessoalmente ao Silvio Santos, por essa atitude nobre, a qual não era obrigação nenhuma a renovação do contrato. Silvio afirmou que toda empresa deve tratar seus funcionários com cordialidade, seja na saúde e na doença, e o que ele fez foi apenas uma justiça por anos de trabalho duro de Carlos Nascimento.

Além dessa, existem dezenas de histórias comoventes, envolvendo o Silvio Santos. Seu legado será eterno, e sua história de vida é inspiração a todos os brasileiros. Que descanse em paz o mestre da televisão brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *