seg. dez 23rd, 2024

A internet nos últimos 27 anos pelo menos, se tornou algo extremamente relevante na vida das pessoas. No final dos anos 90, ela era usada para checar e-mails e fazer pesquisas sobre algo que era popular. Não existia ainda as mídias sociais, e o algoritmo era extremamente técnico e nada evidente. Hoje em dia, percebemos o quão diferente está a internet, em todos os aspectos, seja em velocidade, algoritmo, redes sociais, carregamento e layout de sites, entre outros fatores.

Mas como que a internet moldou as pessoas de uns anos pra cá ? É muito simples de visualizar isso. Com o avanço das mídias sociais, as pessoas ficaram cada vez mais influenciadas por outras pessoas (geralmente famosas) que possuem milhares e milhões de seguidores. Ou seja, o que essas pessoas famosas falam e fazem, as outras querem copiar, por mais inútil e insignificante que seja.

Por exemplo, quando o jogador Neymar jogava no Santos, ele tinha o corte de cabelo moicano, e por conta disso, virou uma popularidade esse tipo de corte de cabelo. Hoje em dia, a moda agora é outra, mas continuam existindo as influências, seja em corte de cabelo, barba, roupas, e até tatuagens.

É muito claro que uma pessoa dos anos 70 ou 80 acharia extremamente ridículo essa mania que temos nos anos 2020. No entanto, existem influências que são benéficas para nós, como a influência fitness. Esse tipo de influência ocorre quando uma pessoa famosa posta nas redes sociais vídeos e fotos, na academia, ou em ambientes ao ar livre, praticando atividades físicas. Esse estímulo de cuidar da saúde e deixar de ser uma pessoa sedentária é muito importante para alguém que tem dificuldades de começar do zero.

Outro tipo de influência é a da leitura, quando alguém famoso mostra em suas mídias sociais os livros que lê, e faz indicações.

Um estudo feito por uma Universidade Federal mostrou que cerca de 80% dos brasileiros não leem nenhum livro no período de 1 ano, e o principal motivo que relataram foi preguiça de ler, e também falta de tempo. Isso é muito grave, e se a tendência é melhorar, por conta das influências das mídias sociais, que assim seja.

É muito claro que a internet é importante e faz parte de nossas vidas. Cabe a nós utilizá-la da forma correta, sabendo o que assistir e ler, para que não seja prejudicial a nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *