qui. jul 3rd, 2025

O Brasil é um país de dimensões continentais. Conseguimos ter recursos que vários países ao redor do mundo não conseguiria, se não fosse pela exportação. O interior de nosso país é rico na agricultura e pecuária, aproveitando ao máximo os recursos que estão a nossa disposição. Possuímos terras diferentes, climas diferentes, biomas diferentes, tudo isso por conta da nossa gigantesca dimensão continental.

Pela razão de utilizarmos isso a nosso favor, conseguimos produzir nosso próprio alimento. Talvez uma falha que temos seja na logística de transporte desses grãos, visto que a maioria destes são transportados por caminhões. Poderiam ser aproveitados as ferrovias e hidrovias, visto que estradas no interior do país, dependendo da localização, são de péssima qualidade, devido à ausência de asfalto, excesso de chuvas, e descaso dos governos regionais. No norte do país por exemplo, carros e caminhões diariamente ficam atolados em lamas, que existem em rodovias federais. É inaceitável isso acontecer até os dias atuais, no entanto, para fugir desse problema, as hidrovias seriam uma alternativa extremamente eficaz para resolver esse problema, que infelizmente causa atraso e prejuízo ao Brasil.

Todavia, não será esse o foco nesse texto. Vamos falar mais precisamente das tecnologias, que existem e estão inovando cada vez mais o agro no país. Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não é algo isolado para as cidades grandes. O interior consegue ser tão tecnológico como as capitais, e capacitar profissionais para a área tem sido um investimento extremamente lucrativo para as chamadas “startups”.

Podemos dar como exemplo a operação de máquinas agrícolas, que atualmente possui computador de bordo, e quem opera essas máquinas precisa estar capacitado a operar essas tecnologias. No estado do Goiás existem muitos profissionais de operação de máquinas agrícolas, visto que o estado citado tem um enorme potencial de crescimento no agro. Entretanto, o interior de São Paulo ainda consegue ter maiores startups, possivelmente por ser o estado onde concentra o centro financeiro do país, e onde vivem os maiores investidores do Brasil.

Não é coincidência o estado de São Paulo ter essas características. A cidade de São Paulo possui voos diretos para EUA e Europa, além de possuir voos diretos para todas as regiões do país. Logisticamente falando, é o melhor local para deslocamentos nacionais e internacionais. Claro que possui seus problemas, como toda cidade grande, mas não exclui o fato de ser a capital financeira do país.

Já tem tempo que observamos nas grandes redes de comunicação comerciais que fazem alusão ao agro, e até programas de televisão que falam sobre o agro. O interior do país que sustenta as capitais e o litoral. Essa frase nunca fez tanto sentido como agora, visto que antigamente o interior do Brasil era pouco explorado e quase não havia moradores. Podemos lembrar que a colonização do Brasil, feita pelos portugueses, se iniciou no litoral, e com o tempo foi se espalhando para o resto do país. Houve uma intensa imigração de alemães, italianos, poloneses e holandeses, no sul do país, provavelmente por conta do clima, que é o mais frio, e sob essa perspectiva se adaptaram bem. Ou seja, o Brasil passou por diversas fases e etapas. Com certeza a etapa, ou fase, que passamos agora é a etapa agro, que está aliado com a tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *