O aluguel de casas pode ser vilão para muitas pessoas, e um aliado para outras. Esse ramo sempre esteve em alta, principalmente em cidades grandes, onde a oferta de emprego é alta, e onde a população é alta também.
Quem tem casas para alugar, sempre terá inquilinos, por esses motivos citados acima. Todavia, quem precisa de um imóvel para morar, e resolve estar em um alugado, terá todo mês uma despesa importante. Despesa esta, que não pode atrasar. Talvez a pior humilhação na vida de uma pessoa adulta seja ser despejado, e não ter onde morar, dependendo da ajuda de amigos e familiares, ou as vezes, dependendo de esmolas e tendo que viver nas ruas.
Essa realidade, de pessoas em situação de rua, existe não somente em cidades grandes, mas também em cidades do interior, e todas essas pessoas possuem uma história. Muitas resolveram morar nas ruas por conta do desemprego, outras por conta do vício em drogas, outras eram oriundas de outros estados, e por serem vítimas de golpes, ficaram sem ter como se sustentarem. É uma realidade muito triste, por conta da precariedade e do risco que as ameaçam. Sem tomar banho, sem se alimentar direito, tendo uma exposição alta a chuvas, e em contato com sujeira, ratos e baratas, essas pessoas adoecem facilmente.
Todo ano, em cidades frias, muitas pessoas em situação de rua morrem de frio. É um problema antigo, mas que até hoje não é resolvido pelo poder público. No entanto, existem cidades que possuem projetos sociais voltados para a causa, e que promovem almoços e jantas para essas pessoas que vivem nas ruas, e dessa forma, conseguem dar um pouco de dignidade a elas, dando o que comer.
Mas o Brasil é um país de dimensões continentais. Temos mais de 200 milhões de habitantes, espalhados por todo o país. Todo problema social que parece pequeno, na realidade é enorme.
A vida financeira das pessoas é uma pauta extremamente relevante, pois na pior das hipóteses, a dignidade delas é levada embora. Se você possui um imóvel, e possui um salário mínimo, por menor que seja, você pode se considerar uma pessoa privilegiada. Agradeça sempre pelo mínimo que tens, pois muita gente não tem absolutamente nada.