Em várias cidades do país, temos um número considerável de Museus e Galerias de Arte, as quais são destinadas para a apresentação e valorização de artistas regionais e também os conhecidos em todo o país. Entretanto, vários desses espaços não estão sendo utilizados da forma correta.
Em algumas cidades de Minas Gerais, Museus foram utilizados como laranjas para a lavagem de dinheiro de políticos conhecidos. Todavia, ninguém foi preso ou condenado, e em alguns casos sequer houve o processo.
Esse fato é inaceitável, visto que o espaço não estava sendo utilizado da forma apropriada. O ideal é a divulgação desses espaços para as pessoas que se interessam pela arte, e desejam conhecer mais sobre algo.
Infelizmente no setor privado, a grande maioria das empresas não defendem a valorização da cultura, e não incentivam a visita a esses espaços. Como lazer coletivo, muitas empresas optam por levar seus funcionários a bares e restaurantes, como forma de se divertirem.
É uma ótima conduta, porém, na visão cultural, beber cerveja e comer petisco não é nada cultural, e sim algo bem comum, e não agrega nenhum conhecimento de mundo. Se uma empresa deseja evoluir em forma de conhecimento, deve valorizar este, começando dando o exemplo e incentivando seus funcionários a isso.
A cultura deve sempre ser valorizada, e não é atoa que temos uma secretaria especialmente voltada para isso- para a cultura.