seg. jul 7th, 2025

Desde o começo dos anos 2000, com a popularização da internet, o mundo vem se adaptando às novas tendências tecnológicas. Houve uma revolução na forma de se comunicar, estudar e até trabalhar. Hoje temos acesso à ferramentas que podem nos auxiliar de diversas maneiras, sobretudo, ao acesso à informações específicas, as quais antigamente só conseguiríamos através de especialistas. No entanto, as inteligências artificiais estão conseguindo democratizar o conhecimento, pelo menos até um certo ponto.

Há pessoas que acreditam na substituição de especialistas e estudiosos pela inteligência artificial, o que é duramente criticado por engenheiros de software. Embora a importância dessa nova tecnologia seja extraordinária, visto que estamos na era do acesso rápido à informação, de forma alguma devemos hostilizar os conhecimentos de quem estudou anos em Universidades.

Em meados de 2023, um experimento foi feito por um professor de educação física e mestre em educação pela USP, Diego Paladini. Ele testou o Chat GPT, pedindo à inteligência artificial modelos de treinamento de musculação. O professor identificou diversos erros da inteligência artificial, de forma técnica, e mostrou os resultados em sua página no Instagram, comprovando assim que jamais devemos substituir um especialista por um modelo de inteligência artificial.

Dessa forma, fica evidente que as novas tecnologias são bem-vindas na sociedade, no entanto, é de suma importância estabelecer limites, aos quais não permitam que uma inovação tecnológica acabe sendo um problema, e não uma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *