dom. jul 6th, 2025

Não é novidade pra nenhum brasileiro que o Carnaval movimenta milhões de reais todos os anos, e que sua importância é tamanha para as principais cidades do país, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. No entanto, existem algumas características interessantes que podemos destacar em uma análise um pouco mais detalhada. Vamos começar falando das escolas de Samba, tanto em São Paulo, quanto no Rio de Janeiro.

Atualmente, nas redes sociais e em programas de televisão, temos visto diversos artistas comentando e influenciando as pessoas, sobre “se aceitarem como são” e também defendendo a linguagem neutra e a liberdade que pessoas “trans” devem ter. Sob essa visão, vamos agora comparar tudo isso com o Carnaval.

O título desse post é “A seriedade do Carnaval”. Podemos observar que o Carnaval é tão sério devido à quantidade de dinheiro que movimenta, e pessoas importantes que estão envolvidas. Isso é fato, mas seria coincidência se a gente notar que nessa festa tão popular, não encontramos Rainhas de bateria gordas, não encontramos Porta Bandeira “trans” e não tem linguagem neutra nos samba enredos? Não é coincidência, justamente porque o Carnaval é uma festa séria, e não tem espaço pra essas “idiotices” de acharem que linguagem neutra é legal, que pessoas gordas devem se aceitar e que pessoas trans são mulheres ou homens de verdade.

Segue a mesma linha de raciocínio quando aquela ou aquele influenciador diz para você se aceitar, exatamente conforme você é, seja você magro ou gordo, com espinha no rosto, com pelo no sovaco, com problema de saúde… Esse pensamento “joga” a pessoa no lixo, porque ela tende a permanecer sempre em uma zona de conforto, e impede dela mesma evoluir em vários aspectos, como emagrecer e ficar mais saudável, cuidar da aparência, melhorar a auto estima, estudar e melhorar a dicção e ter menos timidez de conversar com as pessoas, e por aí vai.

Mas o influenciador e a influenciadora não vão seguir esse conselho que eles dão, até porque eles já ganham dinheiro falando “merda”. E pra eles, não é interessante se aceitarem, pois eles sabem o quão ruim é. Só que pra você é interessante, já que isso vai fazer com que eles continuam no “topo” sempre melhores que você, que ficará sempre aos pés deles, fazendo exatamente o que falam, como “escravos”.

Isso não exclui o fato do mundo ser “sujo” e injusto. Tem muitas pessoas ruins que vão fazer de tudo pra te ver mal. Mas por outro lado, tem pessoas boas que vão fazer exatamente o contrário, e são essas pessoas boas que precisamos ter por perto. Dessa forma, ninguém fica parado no tempo “se aceitando” e todos evoluem, em busca de seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *