Moradores da zona oeste do Rio de Janeiro, especificamente da região de Rio das Pedras, estão sofrendo ultimamente com confrontos entre milicianos e traficantes, que tentam tomar o poder e o controle da região. O BOPE (Batalhão de Operações Especiais) está tentando amenizar a situação desde segunda feira (23).
A região já é conhecida no Rio de Janeiro por ser ocupada por milicianos. É considerada por estudiosos como a região mais instável da zona oeste da cidade. A comunidade de Rio das Pedras mostra, de forma evidente, a desigualdade social da cidade maravilhosa, estando entre dois bairros de classe média/classe média alta: Anil e Itanhangá, e a poucos quilômetros da Barra da Tijuca, um bairro de classe alta muito conhecido na cidade, por conta de suas praias e também eventos conhecidos mundialmente, como o Rock in Rio.
Diversas linhas de ônibus passam pela Av Engenheiro Souza Filho, principal de Rio das Pedras, o que amedronta e muito o deslocamento de moradores que precisam sair para trabalhar e estudar. A região também é conhecida pelos alagamentos que ocorrem em dias de chuva, quando a situação fica caótica e extremamente complicada, dificultando a passagem de veículos leves e pesados, pela avenida principal da comunidade.